HISTÓRIAS DE CLIENTES

ECONOMIA DIGITAL

Dois Projetos para Qualificar as PME para a Economia Digital

 

A Associação Portuguesa de Comércio Eletrónico e Publicidade Interativa (ACEPI) é uma organização independente, sem fins lucrativos, que visa o estudo e implementação da Economia Digital em Portugal. Ajudámos a ACEPI na gestão de 2 projetos estruturantes que apoiaram a qualificação das PMEs para a Economia Digital. Primeiro na região Norte com o Projeto Norte Digital e posteriormente na gestão de outro projeto, mas de âmbito nacional: Projeto Comércio Digital.

 

A ACEPI lançou em 2018 um Programa para melhorar a adoção do e-Commerce por Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no Norte de Portugal, chamado Projeto Norte Digital, e fomos escolhidos para a gestão de projeto. O Norte Digital compreendia a realização de 3 estudos internacionais, para fornecer conteúdos e informações específicas sobre a Economia Digital às PMEs da Região Norte. Foi definida uma estratégia, enumeraram-se as necessidades de qualificação e os requisitos operacionais que as PMEs necessitavam para a Economia Digital.

A primeira fase do Norte Digital  ficou marcada por um roadshow que percorreu toda a região Norte do país. A transformação digital passou pelas regiões do Douro, Tâmega e Sousa, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Vale do Ave e Cávado e Trás-os-Montes. No total, os eventos Norte Digital reuniram cerca de 1.000 empresas no debate sobre as necessidades de qualificação das PME para a Economia Digital.

A segunda fase compreendeu a implementação de um piloto para preparação de 50 PMEs para marketplaces e plataformas de ecommerce internacionais. Este piloto contribuiu para as PMEs da Região Norte conseguirem uma presença digital mais qualificada em operações de ecommerce ou em marketplaces internacionais, aumentando, assim, a exportação através de ferramentas da economia digital. Foi escolhido um grupo de 50 PMEs para um projeto piloto de qualificação que permitiu criar um roteiro personalizado para a transformação digital e também um plano de ação para uma participação em mercados internacionais agregadores, como a Amazon, AliExpress e outros. O comércio eletrónico revelaram um grande potencial de oportunidades para as PME portuguesas, pois além do acesso a novos mercados, a via eletrónica permitiu a redução de custos e rapidez de resposta, simplificando e integrando processos mais eficazes ao longo de toda a cadeia de valor do negócio.

 

Montamos todas as operações, construímos uma equipa especializada e gerimos mais de 40 parceiros e 1.000 participantes neste projeto. O Projecto Projeto Norte Digital foi cofinanciado por fundos UE/FEDER da Região Norte em 726 mil Euros.

 

 

 

O segundo projeto foi o Projeto Comércio Digital de âmbito nacional, foi dedicado especificamente para o sector do comércio e serviços e também fomos escolhidos para a gestão deste projeto e maior dimensão e maior exigência. Este projeto, em parceria com a CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal,  visou motivar estas empresas a terem uma presença online mais qualificada, dado que na altura em Portugal existiam dados que revelavam que quase 60% das empresas não a tinham. O Programa Comércio Digital pretendia mobilizar os micro, pequenos e médios empresários portugueses para a digitalização dos seus negócios, mediante: (a) Ativação de uma Presença Digital; (b) a Incorporação de tecnologia nos modelos de negócio e (c) a Desmaterialização dos processos com clientes e fornecedores por via da utilização das TIC

As iniciativas do Comércio Digital pretenderam ajudar  as empresas portuguesas que ainda não tinham presença online, ou que estavam a dar os primeiros passos no digital. Esta iniciativas compreendiam:

Workshops Temáticos: Ações de capacitação rápida (presencial e online) para comerciantes e empresários em parceria com Associações Comerciais e Empresariais de todo o país.

#ECOMMERCEPORTUGAL: Movimento para incentivar os portugueses a comprar online em sites nacionais. Bastava ser comerciante e ter loja online .pt, para poder adirir ao movimento #ECOMMERCEPORTUGAL

Academia Digital: Aceder gratuitamente a conteúdos de capacitação através da plataforma de aprendizagem online. Capacite a sua empresa para a economia digital.

Webinars: Mais de 30 sessões e seminários online sobre negócios na internet gravados e disponíveis no site comerciodigital.pt

Voucher 3em1: O parceiro .PT oferecia vouchers 3em1 com acesso ao registo gratuito de um domínio .PT por um ano. Incluia caixa de email e ferramentas para construção e alojamento de site.

Selo Confio: Se o comerciante já vendia online e tinha uma loja virtual, podia adirir ao Selo Confio para aumentar a confiança do seu website.

Guias Práticos e Tutoriais: Para aprender a usar as ferramentas certas e torne o seu negócio mais digital.

 

Montamos todas as operações, construímos uma equipa especializada e gerimos mais de 100 parceiros e mais de 40 Associações. O Projecto Projeto Norte Digital foi cofinanciado por fundos UE/FEDER do COMPETE 2020 em 1,771 milhões de Euros.