HISTÓRIAS DE CLIENTES

COLLECTIVE TRANSFER & MEDTECH

Transferência de Tecnologia para as Empresas

 

 

Desde o início da sua implementação em 2008, a Associação Fraunhofer Portugal Research desenvolveu várias iniciativas de Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico para promover os resultados dos seus projetos de investigação aplicada. No entanto, foi necessário incrementar este tipo de disseminação para a comunidade das empresas e entidades que habitualmente lida com transferência de tecnologia, para alcançar uma maior notoriedade e visibilidade.

 

Ajudamos a Fraunhofer Portugal (FhP) com o “Projeto Collective Transfer” com atividades de divulgação e demonstração de tecnologia que englobam um modelo de boas práticas em transferência de tecnologia para o sistema de Inovação português. O Collective Transfer FhP teve como objetivos o reforço da capacidade de transferência do conhecimento científico da FhP com vista à sua valorização económica, e ainda a disseminação e difusão dos conhecimentos e tecnologias gerados em I&D da FhP para o tecido empresarial.

Realizámos vários estudos nos quais analisamos o potencial de valorização económica das tecnologias da Fraunhofer em áreas AAL e IC4D. Nesses estudos, apresentamos pesquisa de mercado e possíveis estratégias de comercialização para algumas empresas identificadas que poderiam estar interessadas no licenciamento da tecnologia ou noutro tipo de acordos.

Para o financiamento, elaboramos uma candidatura que foi aprovada pelos fundos europeus (EU/FEDER) relativos à transferência de tecnologia, do NORTE 2020, que permitiram a implementação do projeto com um cofinanciamento de 436,6 mil Euros.

 

Para preencher a lacuna entre os resultados de I&D e o mercado de Dispositivos Médicos tecnológicos, também desenvolvemos e elaborámos a candidatura do “Projeto MDevNet – Rede Nacional de Transferência de Conhecimento de Dispositivos Médicos. O objetivo central do projeto era a valorização do conhecimento desenvolvido na área dos Dispositivos Médicos de Base Tecnológica num conjunto vasto de entidades do sistema de I&I, através de processos de transferência de tecnologia ágeis e eficazes para o tecido empresarial. Tendo em consideração o novo enquadramento regulamentar europeu e os custos de contexto ainda existentes em Portugal neste setor, tornava-se necessário responder com um novo modelo de transferência do conhecimento científico e tecnológico.  Esta iniciativa contemplava a criação de uma rede nacional de parceiros, incluindo autoridades públicas, grupos de consumidores, organizações de I&D e empresas envolvidas na comercialização e distribuição dentro da indústria de dispositivos médicos tecnológicos. O MDevNet também  promoveu a investigação colaborativa para inovações incrementais (novo design e melhor usabilidade), usando as soluções MD existentes nos laboratórios do Fraunhofer para obter soluções MD mais atrativas para o mercado.

 

Para o financiamento, elaboramos uma candidatura que foi aprovada pelos fundos europeus (EU/FEDER) relativos à transferência de tecnologia, do COMPETE 2020, que permitiram a implementação do projeto com um cofinanciamento de 727,6 mil Euros.

Cliente: Associação Fraunhofer Portugal

 

A Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal), é uma associação privada sem fins lucrativos fundada pelo Fraunhofer-Gesellschaft, a maior organização para investigação aplicada da Europa

 

Entidade Não Empresarial no Sistema de I&I (ENESII)