HISTÓRIAS DE CLIENTES

I&D em PME

Toda uma Estratégia de I&D a partir de uma armadilha para insetos

 

 

A GeoDouro é uma empresa de Engenharia especializada em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Projetos de Desenvolvimento Rural e AgroEngenharia em geral, a operar em Portugal há mais de uma década. Sem nenhuma prática de I&D, a empresa lançou-nos um desafio para os ajudar a subir a um novo patamar de desenvolvimento com novos projetos e serviços.

 

Com sede no na Região Demarcada do Douro, ajudámos a conceber nesta empresa o primeiro projeto colaborativo de I&D para a indústria do vinho, com o objetivo de resolver um problema importante da indústria do vinho. Devido às consequências das mudanças climáticas, as pragas tornaram-se uma grave ameaça à qualidade da uva e aos rendimentos da viticultura. Estimar a quantidade e o tipo de tratamentos para o controle dessas doenças é particularmente desafiador devido à imprevisibilidade das ameaças e às dificuldades  práticas na monitorização dos riscos. Normalmente, os produtores de vinho monitorizam isso colocando na vinha armadilhas para insetos, que os atraem e permitem que um operador humano os identifique.

 

O projeto EyesOnTraps, “Smart Learning Traps for Vineyard Health Monitoring”, propôs uma solução mobile para prevenção de pragas na vinha, apoiando o registro de temperatura local, detecção automatizada de insetos em armadilhas e recomendação de tratamento para pragas detectadas para diminuir o erro humano e melhorar a análise. A arquitetura do sistema tem em consideração a modularidade e a escalabilidade para permitir a expansão futura do sistema para apoiar a detecção de novos tipos de insetos.

 

Ajudámos a criar um consórcio de I&D formado com o Instituto Fraunhofer e a ADVID, a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura da Região do Douro. Também apoiamos a candidatura aos fundos europeus, tendo como resultado sido aprovado 410.000 € para este Projeto EyesOnTraps. Foi o primeiro projeto de I&D para esta PME, que teve o seu início no final de 2019.

 

Desde então, temos ajudado esta PME a estabelecer um núcleo interno de I&D na empresa com um relacionamento constante e valioso com organizações de investigação científica, como universidades e centros de pesquisa. Em apenas dois anos, temos o orgulho de contribuir para uma real vantagem para esta PME que trabalha para incorporar conhecimento científico nos seus produtos e serviços.

 

No final de 2021, acabámos de ajudar esta PME a obter mais financiamento da UE para 3 projetos de I&D, resultando globalmente em mais de 1,2 M €. Conseguimos também para 2020 um atraente Crédito Fiscal de I&D (SIFIDE) para a empresa GeoDouro com esta estratégia. Recordamos que tudo isto começou apenas com uma armadilha para insetos!

 

Se você está interessado nos nossos serviços de assessoria para atividades de I&D, Crédito Fiscal SIFIDE, entre em contato conosco.