HISTÓRIAS DE CLIENTES

WINETECH: Uma Infraestrutura de Dados Espaciais para lidar com as alterações climáticas no Douro

 

A adaptação às mudanças climáticas é o maior desafio para o setor de viticultura. Cada região produtora de vinho consiste em contextos únicos (terroirs), logo o conhecimento e a compreensão dos fatores contextuais e sua interação com o clima regional são essenciais para identificar e priorizar iniciativas de adaptação em diferentes escalas temporais e espaciais.

A qualidade e atualidade da informação disponível é um fator importante que determina a qualidade das decisões tomadas e, consequentemente a qualidade dos resultados económicos.

 

O INESCTEC é uma instituição privada de investigação científica que agrupa mais de 700 investigadores integrados (cerca de 350 PhD). O INESTEC em parceria com uma empresa privada, a GEODOURO, desenvolveram uma ideia para um projeto colaborativo de I&D para criar uma Infraestrutura de Dados Espaciais que pudesse lidar com as alterações climáticas na Indústria do Vinho no Vale do Douro.

A nossa experiência na elaboração de projetos de I&D em consórcio adequados para receber fundos europeus, mediante o programa nacional de projetos de I&D em consórcio, foi um importante contributo para esta ideia. Assim, desenvolvemos um projeto de I&D em consórcio, chamado INFRAVINI, e conseguimos obter o respetivo financiamento. Dois outros parceiros reforçaram o consórcio: a ADVID, a Associação para o Desenvolvimento da Vitivinicultura na Região Demarcada do Douro e a UTAD, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, permitindo responder à demanda da indústria por uma resposta eficiente às alterações climáticas.

 

Este projeto irá criar uma plataforma (INFRAVINI) de apoio à decisão que incluirá indicadores climáticos e agronómicos, permitindo aos viticultores usufruir do cruzamento e normalização da informação sensorial local e climática previsional recolhida no “Observatório INFRAVINI”. Este observatório terá como principal função monitorizar, quer o impacto da variabilidade meteorológica, quer o impacto das alterações climáticas em determinados territórios referenciados espacialmente e temporalmente.

 

O desenvolvimento da solução INFRAVINI contempla a utilização e adaptação de uma Infraestrutura de Dados Espaciais, que permita reunir informação temática de várias fontes, de forma interoperável, contribuindo para a criação de um repositório normalizado de informação geográfica.

 

O objetivo principal do INFRAVINI é tornar as indústrias vitivinícolas europeias resilientes às alterações climáticas, minimizando custos e riscos através da melhoria da gestão e monitorização da produção (qualidade e quantidade do produto final), ao mesmo tempo em que avaliam sua replicação para outros setores agrícolas de alto valor agregado.