HISTÓRIAS DE CLIENTES

TECNOLOGIA NO OLIVAL

Armadilha Inteligente para Monitorizar o Olival

 

 

O consórcio liderado pela empresa Geodouro e INESC TEC, em conjunto com o Instituto Politécnico de Bragança e a associação de produtores APPITAD, desenvolveu o projeto InOlive – “Monitorização Inteligente para a Prevenção de Pragas e Doenças nos Olivais”. É um projeto de I&D em copromoção que visou desenvolver uma solução de monitorização inteligente para prevenção de pragas e doenças no Olival. Esta solução contempla armadilha com tecnologias avançadas de sensorização, georeferenciação e aquisição de imagens por visão computacional e um sistema de gestão e monitorização inteligente para pragas e a prevenção de doenças. O principal objetivo da solução InOlive é contribuir para determinar de uma forma rápida, precisa e económica a necessidade e o momento adequado para intervir na luta contra as pragas e doenças do olival, minimizando desta forma a utilização de pesticidas.

 

O papel do INESC TEC focou-se na investigação e desenvolvimento da armadilha inteligente, composta por duas componentes principais: uma componente física, ou seja, a estrutura robótica; e o módulo de deteção automática de pragas a partir de imagens, utilizando técnicas de Deep Learning. A armadilha incorpora um conjunto de sensores que permitem aos utilizadores monitorizar ameaças de forma autónoma e simultânea – como a traça da oliveira, a mosca da oliveira ou a antracnose da oliveira, mas também variáveis climáticas. Isto é muito importante porque as alterações climáticas provocam um aumento de pragas e doenças nos olivais, provocando perdas, aumento dos custos de produção e impacto na qualidade do produto.

 

Apoiámos a candidatura deste projeto de Monitorização Inteligente dos Olivais aos fundos Europeus do Portugal 2020 e também realizámos um Estudo sobre armadilhas tecnológicas inteligentes disponíveis no mercado internacional para induzir uma maior competitividade no desenvolvimento da solução InOlive.

 

As soluções tecnológicas já estão a funcionar nos vários olivais da região de Mirandela que foram selecionados para o piloto de demonstração. Existe a ambição no consórcio para avançar mais no desenvolvimento do projeto procurando otimizar e transformar as soluções em produtos adequados para outros territórios e testar a sua utilização noutras culturas. O projeto InOlive foi cofinanciado por  fundos UE/FEDER do NORTE 2020 em 304 mil euros e teve início em setembro de 2021.

Cliente: Consórcio constituído pela empresa GeoDouro, pelo Institutos de Investigação INESCTEC, pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e pela Associação dos Produtores de Azeitona de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD).

 

Industria: Olivicultura e Indústria do Azeite